Massaj'Art 2012 © all rights reserved

  • s-facebook
  • s-linkedin
NOVIDADE

 

Todos os meses terá acesso a informação sobre as mais diversas maleitas que lhe tiram qualidade de vida e sugestões de como combatê-las. Esta secção é ainda dedicada a todos os temas relacionados com a saúde e bem-estar. 

 

Se desejar receber esta informação de forma cómoda e rápida ou se tiver alguma sugestão sobre um tema que gostaria de ver esclarecido, basta enviar um email com o seu endereço para: massajart@gmail.com 

 

Textos by: Rute Barbedo

 

Outono: o melhor casaco é o sistema imunitário

October 4, 2014

Sempre que uma estação vira, o sistema imunitário estranha. Por isso, no Outono, há que preparar o organismo protegendo-o de possíveis doenças, bactérias e vírus. Como? A alimentação, a Medicina Chinesa e outras terapias complementares são grandes aliadas.

 

Um corpo rico em vitaminas está mais preparado para mudanças climatéricas, pelo que o reforço no cuidado com a alimentação no fim da época estival é uma medida de segurança simples e eficaz para prevenir doenças. Sendo o Outono uma época que pede estabilidade e purificação, coloca-mo-lo a par do que o pode tornar mais forte:

 

Massagem Tui Na

Um dos órgãos mais sensíveis à mudança de estação é o pulmão, pelo que a massagem Tui Na aplicada em pontos específicos dos pulsos e outras zonas do corpo mostra-se um reforço importante do sistema imunitário. É o pulmão, o maior responsável pela energia vital, que defende o organismo, através da energia wei ki.

Sendo o Outono a entrada no elemento Metal, a Tui Na percorre os meridianos adequados à estabilização do organismo através da estimulação energética do pulmão e do intestino grosso, filtros essenciais do nosso corpo.

 

Biomagnetismo Médico

O Biomagnetismo Médico ou Terapêutico é uma terapia que devolve o equilíbrio ao corpo. Estuda, deteta, classifica, mede e corrige as alterações do pH, através da utilização de ímanes de intensidade entre os 1.000 e 30.000 gauss, que permitem rastrear o corpo como se fosse um scanner (teste Kinesiológico), para detetar os pontos que originam o mau funcionamento de um órgão ou a presença de vírus, bactérias, fungos e parasitas. A este sistema adicionou-se a investigação dos pontos da Medicina Tradicional Chinesa.

Tem mostrado resultados positivos no tratamento de doenças autoimunes (Lupus, Psoríase, Artrite Reumatoide, Vitíligo, etc.), bem como noutras manifestações como diabetes, hepatite, gastrite, sida, reumatismo, fibromialgia, alzheimer, parkinson, esclerose múltipla, artroses, varizes, herpes, acne, infertilidade, asma, tosse crónica, hipertensão arterial, arteriosclerose, colesterol, dismenorreia, metrorragia, tumores, cancro, quistos, entre muitos outros.

 

Reiki

Se na entrada do Outono importa harmonizar as energias de modo a permitir ao organismo o seu repouso (depois de um Verão normalmente agitado), o Reiki surge como uma terapêutica indicada para canalizar as energias de órgãos vitais como o pulmão e intestino grosso.

Energeticamente, o pulmão rege a garganta, o nariz, a pele e o intestino grosso e está intrinsecamente ligado à sensibilidade. Sentimentos de tristeza, angústia ou depressão estão habitualmente indicados no pulmão, onde confluem a alegria de viver e o entusiasmo. Um corpo mais debilitado a esse nível está mais recetivo a agressões externas suportadas por condições como a humidade, o vento ou o frio. Daí que, fazer fluir a energia vital do nosso organismo através do Reiki seja essencial a uma entrada mais segura e confortável no Outono.

 

Reforço alimentar

 

Vitamina A

Presente nos alimentos de polpa alaranjada, como a cenoura, a abóbora e a gema de ovo, este nutriente é um antioxidante poderoso e importante na manutenção das mucosas intestinais, que impedem a entrada em circulação de organismos patogénicos.

 

Vitaminas do complexo B

A vitamina B12 (juntamente com a C) é essencial para a formação de hemoglobina, que transporta oxigénio para todo o corpo, por isso, há que potenciar o seu consumo. De resto, todas as vitaminas do complexo B têm um papel importante no organismo, estando presentes em alimentos como a levedura de cerveja, o arroz integral, os cogumelos, os brócolos, o espinafre, o feijão, as nozes, a carne e o peixe.

 

Vitamina C

Aumenta a produção de anticorpos e reforça o sistema imunitário, sendo uma preciosa ajuda ao equilíbrio do organismo. Encontramo-la principalmente nos citrinos e morangos.

 

Vitamina E

Para além de muitas outras funções, a vitamina E interage com as vitaminas A e C, protegendo as membranas celulares contra agressões externas que podem resultar em infeções e na ação prejudicial de microrganismos. Os óleos vegetais, as nozes, as sementes de girassol, a gema de ovo, a couve e a alface são ricos neste nutriente.

 

Zinco

Cada vez menos presente na nossa dieta é fundamental para a boa ação dos linfócitos T e contribui para a produção de anticorpos. Estudos apontam que o zinco é um nutriente de especial valor para quem sofre de problemas respiratórios e também na produção de enzimas necessárias a um metabolismo equilibrado. Encontra-se nas leguminosas, frutos secos, carnes brancas, mariscos e peixes.

Please reload

Featured Posts

O lado produtivo do sono

March 31, 2015

1/7
Please reload

Recent Posts

February 2, 2015

January 20, 2015

Please reload

Archive