Massaj'Art 2012 © all rights reserved

  • s-facebook
  • s-linkedin
NOVIDADE

 

Todos os meses terá acesso a informação sobre as mais diversas maleitas que lhe tiram qualidade de vida e sugestões de como combatê-las. Esta secção é ainda dedicada a todos os temas relacionados com a saúde e bem-estar. 

 

Se desejar receber esta informação de forma cómoda e rápida ou se tiver alguma sugestão sobre um tema que gostaria de ver esclarecido, basta enviar um email com o seu endereço para: massajart@gmail.com 

 

Textos by: Rute Barbedo

 

Um coração cuidado vale uma vida

September 26, 2014

O acidente vascular cerebral e o enfarte do miocárdio continuam a ser duas das principais causas de morte em Portugal e no mundo. É hora de tratarmos melhor os nossos corações.

 

 

Causas e Medidas

A acumulação de gorduras nas paredes dos vasos sanguíneos – aterosclerose – pode começar desde cedo e progredir silenciosamente durante anos. Quando surgem as primeiras manifestações clínicas, é sinal de que o fenómeno já se encontra em estado avançado e, normalmente, é a prova de um estilo de vida inapropriado. Essa má circulação sanguínea por obstrução dos vasos vai gerar distúrbios como a hipertensão e pode culminar em episódios graves e irreversíveis como o acidente vascular cerebral ou o enfarte do miocárdio.

 

O tabagismo, o sedentarismo, os maus hábitos alimentares, a diabetes mellitus, a obesidade, o stress, os elevados níveis de colesterol e a hipertensão arterial são os principais pontos que levam ao desenvolvimento de doenças do foro cardiovascular. Além disso, podem existir fatores genéticos à mistura. Por isso, e atuando sobre o plano do possível, o primeiro passo para melhorar a saúde é modificar o estilo de vida, eliminando os hábitos mais nocivos e reequilibrando o organismo com o melhor que a terra tem para oferecer.

 

E depois do AVC?

Se já sofreu algum acidente vascular cerebral ou outros eventos cardiovasculares agudos, para além de redobrar o cuidado com o seu corpo, melhorando a alimentação e a hidratação e tendo um plano de exercício físico, deve investir numa mente tranquila. A fisioterapia, a terapia da fala, a meditação, o yoga, pilates, as massagens Tui Na e o Reiki poderão ajudá-lo a melhorar tanto as suas capacidades físicas como emocionais e psicológicas.

 

Preocupações com a vida profissional, com as mudanças no corpo e no ritmo de vida após um AVC ou enfarte podem desencadear perturbações de ansiedade ou depressivas contra as quais é possível lutar eficazmente. Sendo o AVC um ataque ao cérebro e o enfarte do miocárdio um golpe no coração, nada melhor do que cuidar destes órgãos começando por eliminar as tensões diárias mais intensas.

 

Para mais informações sobre assunto, recomendamos o website www.associacaoavc.pt e a leitura do Portal da Saúde:

http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/ministeriosaude/doencas/doencas+do+aparelho+circulatorio/doencascardiovasculares.htm

Please reload

Featured Posts

O lado produtivo do sono

March 31, 2015

1/7
Please reload

Recent Posts

February 2, 2015

January 20, 2015

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags