Massaj'Art 2012 © all rights reserved

  • s-facebook
  • s-linkedin
NOVIDADE

 

Todos os meses terá acesso a informação sobre as mais diversas maleitas que lhe tiram qualidade de vida e sugestões de como combatê-las. Esta secção é ainda dedicada a todos os temas relacionados com a saúde e bem-estar. 

 

Se desejar receber esta informação de forma cómoda e rápida ou se tiver alguma sugestão sobre um tema que gostaria de ver esclarecido, basta enviar um email com o seu endereço para: massajart@gmail.com 

 

Textos by: Rute Barbedo

 

Pare, escute-se e alongue para começar bem o dia

August 18, 2014

Um bom começo de dia não passa exclusivamente por um pequeno-almoço equilibrado e um duche para acordar. Diga bom-dia ao seu corpo e mente, treinando-os para conseguir mais rendimento, bem-estar e energia. Exercícios de ioga, meditação e alongamentos são três atividades que pode adotar para começar a sentir diferença no seu desempenho pessoal e profissional.

 

Saudação ao sol

 

Há diferentes formas de praticar a saudação ao sol, uma sequência vinda do ioga para agradecer o nascimento de mais um dia com energia. O ideal é repetir a série o máximo de vezes possível. Ainda assim, os benefícios para o corpo e mente chegam logo com a primeira saudação. Para além de relaxante, o exercício permite que toda a musculatura seja tonificada, assim como o sistema digestivo. A digestão é ativada e a cintura abdominal fortalecida. A saudação ao sol sincroniza, igualmente, os movimentos e a respiração, ventilando os pulmões, potenciando o circuito cardiovascular e ativando a circulação sanguínea.

 

Meditação

 

Ao tirar pelo menos cinco minutos do seu dia para meditar, está a dar mais espaço à concentração e ao equilíbrio. Desde os tempos remotos, esta prática cujo intuito principal é esvaziar a mente, tem vindo a mostrar diversas vantagens, tais como:

 

- Estimulação do sistema imunitário;
- Maior equilíbrio emocional

- Contribui para o aumento dos níveis de fertilidade

- Atua ao nível do sistema nervoso, ajudando a minorar sintomas de diversas doenças, como o síndrome do intestino irritável ou o colesterol

- É anti-inflamatória, já que combate o stress, causador de estados de inflamação agudos ou crónicos (doenças cardiovasculares, artrite, asma e doenças de pele como a psoríase)

- Proporciona tranquilidade e bem-estar geral

 

Alongamentos

 

Manter os músculos e tendões ativos é um caminho traçado para a melhoria do rendimento.

A flexibilidade depende do trabalho a que submetemos os músculos, sendo que os alongamentos são exercícios simples que podem aumentar a sua esperança de vida, ao reduzir a tensão gerada com o movimento. Qualquer pessoa pode beneficiar da sua prática, devendo lembrar-se de que, com o passar do tempo, o corpo tende a perder elasticidade e o movimento torna-se mais difícil de executar, sobretudo em casos de pouca atividade física.

Realize alongamentos assim que se levantar da cama, para despertar o pescoço e as costas, e evitar possíveis sobrecargas musculares causadas por posturas pouco adequadas durante a noite ou pelo facto de os músculos ainda estarem frios.

 

 

Please reload

Featured Posts

O lado produtivo do sono

March 31, 2015

1/7
Please reload

Recent Posts

February 2, 2015

January 20, 2015

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags