MEDITAÇÃO NAS EMPRESAS 

“A prisão não são as grades e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência e perspetiva” (Mahatma Gandhi)

“Quando a dor de não estar a viver for maior do que o medo da mudança, a pessoa muda” (Sigmund Freud)

Meditação no Trabalho

Assistimos hoje a transformações profundas ao nível das organizações, nomeadamente no que toca à necessidade cada vez mais evidente de olhar a entidade e as pessoas de uma forma integrada e holística.

 

As pessoas são o ativo mais importante numa organização e atender à sua dimensão física, emocional e cognitiva promove um ambiente harmonioso e de desenvolvimento das suas plenas potencialidades.

A mudança do paradigma empresarial é já uma evidência em vários países e trazer a meditação para as empresas tem sido um dos aspectos mais significativos e revolucionários nesta nova realidade. Propiciando a abertura e a ampliação das consciências, a redescoberta da capacidade de nos sentirmos plenos, inspirados e criativos, bem como a possibilidade de se manterem níveis significativos de solidez e de serenidade ainda que as circunstâncias sejam exigentes, a meditação torna-se uma ferramenta essencial para um ambiente organizacional rico e positivo, estável, empenhado, comunicativo, flexível e polivalente, criativo, harmónico e em pleno florescimento.

Por outro lado, o sucesso duradouro de uma empresa passa naturalmente pela existência de níveis de consciência e maturidade emocional elevados; de capacidade de relacionamento humano aberto, intuitivo, empático e compassivo; de elevados níveis de responsabilidade, integridade, humildade e capacidade de comunicação. Passa ainda pela existência de líderes e colaboradores com elevados níveis de autoconsciência e capacidade de identificação e desconstrução de padrões comportamentais limitadores, bem como de pro-actividade construtiva.

"A maioria das empresas ainda estão dominadas por números, informação e análises e isso torna muito mais difícil o contacto com a intuição, a criatividade e o pensamento não linear - as competências de que os líderes precisam para ter sucesso no futuro"

(Mort Meyerson, Presidente da Perot Systems)

 

"Precisamos de desenvolver a arte de ser sensível, intuitivo e sintonizado o suficiente para entender o que está a acontecer na organização”

(John Mackey, Whole Foods Markets Co-fundador e co-CEO)

Os benefícios da meditação no local de trabalho são ilimitados e têm um efeito expansivo. Começam com o indivíduo e vão gradualmente abrangendo um círculo mais amplo de colaboradores até influenciarem positivamente a organização como um todo.

A grande questão nos nossos dias é que este potencial individual, de equipa e de projecto, encontra-se, regra geral, seriamente limitado pelo automatismo, pelo stress e pela desconexão que bloqueiam a claridade mental, a inspiração e os processos criativos e que se repercute necessariamente ao nível do desempenho pessoal, da segurança e da autoconfiança, da saúde física e mental, da capacidade de relacionamento interpessoal e de criação em equipa, factores essenciais de sucesso para a actividade da empresa.

Por outro lado, uma empresa que possibilita a prática da meditação distingue-se necessariamente não apenas em relação aos colaboradores que dela usufruem, demonstrando preocupação pela sua saúde integral, como também ao próprio público que, cada vez mais desperto, procura, e procurará, ser servido por organizações éticas que desenvolvam a sua actividade de forma atenta, integral, cuidadora e mesmo regenerativa, ultrapassando objectivos meramente materiais e imediatistas.

 Destacam-se os seguintes benefícios da meditação nas empresas:
  •  Aumento da clareza e capacidade de foco, que surgem naturalmente da calma e paz interior que a meditação proporciona;

  •  Aumento da dedicação e lealdade dos colaboradores à empresa da qual se sentem (e são) co-criadores, tomando o sucesso da empresa como o seu próprio sucesso;

  •  Criação de um espaço de comunicação e partilha aberto e claro, facilitador da troca de ideias e do surgimento da criatividade. A claridade e o foco que a meditação proporciona são a via para a comunicação precisa, transparente e eficaz essencial ao sucesso da empresa;

  •  Aumento da qualidade de vida, dos níveis de alegria, de felicidade e da saúde, com diminuição dos riscos de acidentes cardiovasculares, tensões e depressão e um número infindável de outras condições que debilitam os colaboradores e contribuem grandemente para a infelicidade no trabalho e para o absentismo.

  •  Optimização das relações humanas, capacidade de aceitação e trabalho em equipa, eficácia da gestão de conflitos, resiliência e eficiência, motivação e vigor laboral.

  •  Como consequência dos factores anteriormente descritos, surge o aumento da dedicação e produtividade, que se reflectirá, em geral, ao nível da produtividade e sucesso da própria empresa.

 

De entre milhares de empresas que por todo o mundo integraram práticas de meditação na sua vida quotidiana nomeamos as seguintes grandes corporações: Ford, Google, Target, Adobe, Deutsche Bank, Yahoo!, AOL Time Warner, Apple, NASA, Exxo Mobil, IBM, Canon, Shell.

 

Fonte: circuloentreser.org

A Massaj’ART disponibiliza o serviço de meditação nas empresas conciliando conhecimentos de gestão com o mundo holístico, indo à causa dos problemas ou desafios de cada organização - o nível de realização, felicidade, produtividade, comunicação, crenças limitadoras, etc. através das mais variadas técnicas de meditação existentes e que são adaptadas às realidades e contextos específicos de cada organização. As meditações podem ser dirigidas especificamente a cargos dirigentes e/ou a técnicos de todas as áreas.

Serviço de Meditação Regular

Acordo/protocolo de serviço semanal, quinzenal ou mensal, adaptado às necessidades de cada empresa. Retorna imediatamente em produtividade e energia positiva. A deslocação pode ser realizada a escritórios, fábricas, linhas de produção, locais de venda, entre outros. 

 

​Serviço de Meditação Pontual

Surpreenda tanto os seus colaboradores como os seus clientes. Agende a meditação para eventos pontuais (aniversário da empresa ou de colaboradores, happy hour, casual friday, eventos para clientes, dias comemorativos, etc.).



Concelhos

Lisboa, Amadora, Odivelas, Loures, Oeiras, Cascais, Sintra, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos, Vila Franca de Xira, Azambuja, Alenquer, Torres Vedras, Cadaval, Lourinhã ou outros concelhos/distritos - preços sujeitos a orçamento.



​Pagamento

A empresa pode optar por uma de três modalidades:

1) a cargo da empresa

2) a cargo do funcionário

3) dividido entre ambos

Sugestão: Optando pela modalidade 2 ou 3, a empresa pode presentear os seus funcionários com a totalidade do pagamento nos meses de Natal, Páscoa ou aniversário, melhorando a relação entre o colaborador e a entidade patronal (e com o mínimo de investimento).

 

Se é empresário ou colaborador e tem interesse nesta solução fale connosco: +351 911905149 | massajart@gmail.com

Massaj'Art 2012 © all rights reserved

  • s-facebook
  • s-linkedin