Massaj'Art 2012 © all rights reserved

  • s-facebook
  • s-linkedin

 

Aqui são apresentadas as perguntas mais frequentes, relativas às massagens terapêuticas. Caso tenha alguma questão que não esteja aqui listada, sinta-se à vontade para entrar em contacto, por e-mail ou telefone.



O QUE SÃO AS TERAPIAS ALTERNATIVAS E COMPLEMENTARES?

Segundo o National Center for Complementary and Alternative Medicine (NCCAM), as medicinas alternativas e complementares (MAC) são um grupo de diversos sistemas de cuidados médicos e de saúde, práticas e produtos que, não são, geralmente, considerados parte da medicina convencional ou alopática, como é designada no ocidente. A medicina convencional é praticada por profissionais credenciados, como os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, etc.

A fronteira entre as medicinas alternativas e complementares e a medicina convencional não são absolutas e podem ter aceitação e disponibilidade por parte do público, em tempos futuros.
Algumas práticas da medicina alternativa e complementar envolvem a manipulação dos campos de energia, no sentido, de melhorar o estado de saúde da pessoa.
As terapias alternativas visam auxiliar e complementar outros tratamentos. Não substituem, de forma alguma, os tratamentos médicos, psicológicos ou psiquiátricos quando necessários.

 

COMO FUNCIONA O REIKI?

É através dos chakras (pontos energéticos) das mãos que sai a energia vital Reiki. Estes dois chakras fazem parte dos chamados chacras menores, que se encontram espalhados pelo nosso corpo. Há também sete chakras maiores que são considerados os principais centros de energia. Estes abrangem todos os níveis do ser humano, contêm estruturas semelhantes às válvulas, que ou estão abertos ou fechados, conforme a estado do desenvolvimento da pessoa.
Estes centros, distribuem a energia por vários canais, chamados meridianos (canais de energia). Quando algum destes centros de energia não funciona bem, pode servir de barreira a qualquer tratamento médico. Essas barreiras poderão ser libertadas com a terapia Reiki, evitando assim, que a doença atinja níveis mais avançados.
Não há nada de sobrenatural no Reiki. Esta terapia baseia-se simplesmente nas leis naturais, que a maioria das pessoas desconhece. Portanto, se admitirmos que existe a chamada lei de correspondência, podemos analisar que quando o corpo físico adoece, o corpo energético também não está bem, mais uma vez o Reiki (ENERGIA VITAL UNIVERSAL), ao circular pelos canais energéticos do nosso corpo mantém e/ou restabelece o equilíbrio.

Durante um tratamento de Reiki, geralmente, o paciente deita-se numa marquesa, completamente vestido (também pode ser reealizado numa cadeira, dependendo da condição física do paciente). Os tratamentos demoram cerca de 60 minutos, mas pode variar de acordo com a condição do paciente e objetivo da sessão. O praticante de Reiki coloca as mãos gentilmente no corpo, em pontos energéticos específicos, durante o tratamento. Não há pressão, manipulação ou massagem. 

 

QUEM É QUE RECORRE AO REIKI? QUE TIPO DE PESSOAS?
O Reiki não é uma religião nem um produto que se compra no supermercado… é algo muito especial procurado por pessoas inteligentes e sensíveis, sejam estes médicos, professores, alunos em véspera de exames, contabilistas e todo o tipo de pessoas que já se encontram desesperados com os seus males. Além das pessoas menos saudáveis que procuram o Reiki, também há muita gente saudável que procura esta terapia para relaxamento.



O QUE É UMA MASSAGEM?

A massagem é um conjunto de técnicas utilizadas com as mãos, na manipulação dos músculos e/ou tecidos do corpo. O objetivo é promover a saúde e o bem-estar quando utilizada regularmente ou proporcionar o alívio imediato de algum incómodo que se possa sentir.



QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM?

A massagem alivia a dor, reduz o stress, produz um efeito revigorante ou revitalizante no corpo, aumenta a mobilidade, facilita o alinhamento postural, ajuda no tratamento de feridas, tanto físicas como emocionais, fortalece o sistema imunitário, melhora a circulação sanguínea, ajuda a eliminar toxinas, melhora o desempenho desportivo, ajuda as pessoas a encontrarem-se e otimiza os benefícios de outras práticas relacionadas com a saúde e o bem-estar.

O QUE DEVO ESPERAR DE UMA SESSÃO DE MASSAGEM?

Pontualidade, atenção e staff acolhedor, deixando o paciente o mais à vontade possível. Na primeira sessão de massagem é preenchido um formulário com informações clínicas e traços gerais sobre a atual condição física da pessoa.


O QUE É SUPOSTO SENTIR?

Depende da massagem em causa. Caso seja uma massagem anti-stress ou de relaxamento, é suposto sentir-se completamente revigorado, mesmo até de mente mais leve. Com uma massagem de recuperação pretende-se que no final da massagem, as suas principais razões de queixa, especialmente dores musculares ou cansaço muscular, sejam diminuídas, consideravelmente, se não mesmo eliminadas.
Após uma massagem Tui Na, a sensação é de leveza, sonolência ou aumento de energia, dependendo do estado físico do paciente. Nos dias seguintes sentirá um reforço da sua energia vital, menor rigidez muscular, alegria, maior concentração.
Para saber mais acerca dos efeitos terapêuticos de cada massagem, consulte a seção "TERAPIAS".


QUE CUIDADOS DEVO TER ANTES DA MASSAGEM?

Evitar comer imediatamente antes da massagem, preferencialmente, 60 a 90 minutos antes. Aconselhamos a toma de uma refeição leve no referido tempo. 


PRECISO TIRAR A ROUPA?

Conforme se sinta mais confortável. O que tentamos fazer é deixar a pessoa completamente à vontade, visto que tal como existem pessoas que não têm problemas em retirar a sua roupa, outras existem que preferem mantê-la. Mesmo tirando a roupa, a roupa interior deverá manter-se. De qualquer modo, durante a massagem irá estar sempre coberto por uma toalha e, em momento algum, a sua privacidade será invadida.



O MASSAGISTA ESTÁ PRESENTE ENQUANTO ME DISPO?

Não. O massagista irá deixá-lo à vontade para que tenha a privacidade necessária para tirar as roupas, deitar-se na marquesa e cobrir-se com a toalha. Somente em casos de dificuldade física ou motora é que o massagista poderá entrar após ter retirado as roupas para o auxiliar a deitar-se na marquesa.



E SE EU NÃO ME SENTIR CONFORTÁVEL COM O MEU CORPO?

Então teremos de encontrar uma solução para que possa beneficiar da massagem à mesma. Poderá ficar só na posição de decúbito ventral (de barriga para baixo) ou só na posição de decúbito dorsal (de barriga para cima). Outra solução passará por não tirar a roupa toda ou pelo menos deixar aquela com que se sinta mais confortável. A ter em atenção há também o facto de passar toda a massagem coberto com uma toalha. Ainda relativamente à cobertura com a toalha, o próprio manuseamento correto da mesma, na utilização das técnicas de massagem, nunca permitirá que o seu corpo fique exposto e se sinta desconfortável.


É SUPOSTO FALAR DURANTE A MASSAGEM?

Preferencialmente deixamos que a massagem seja preenchida com silêncio para que possa existir um ambiente propício ao relaxamento da mente e do corpo, no entanto, deve falar caso: a sala esteja quente demais ou fria demais; sinta dor; tenha alguma questão relacionada com massagem; exista algo que se tenha esquecido de fazer menção durante o preenchimento do formulário de informações clínicas; deseje mais ou menos pressão; exista alguma parte do corpo que não queira que seja massajada ou simplesmente porque lhe apetece partilhar. 

 

QUE PARTES DO CORPO SÃO MASSAJADAS?

Depende da massagem em causa. Caso de trate de uma massagem Tui Na, de corpo inteiro, as partes que costumam ser abrangidas são: cabeça, pescoço, costas, pernas, pés, abdómen, braços e mãos.
Caso tenha dúvidas relativamente a esta matéria, no momento da marcação ou no dia do tratamento, as suas dúvidas podem e devem ser todas esclarecidas.

 

RECEBER UMA MASSAGEM PROVOCA DOR?

Depende da relação entre o tipo de massagem que receber e a sua atual condição física. À partida uma massagem de relaxamento não deverá doer, excetuando-se áreas do corpo que se encontrem mais fustigadas pela exaustão física. Mesmo nesse caso, a leve dor que se sente é seguida de um profundo alívio, e os resultados pós-massagem são tremendamente compensatórios no campo da dor. Em todo o caso, o massagista terá a máxima sensibilidade e cuidado na condução da massagem, funcionando como grande ajuda o formulário preenchido antes da realização da massagem e alusivo às informações clínicas e principais traços sobre a sua atual condição física.



OS CREMES OU ÓLEOS UTILIZADOS SÃO SEGUROS?

Em todas as massagens é usada uma loção hipoalergénica evitando efeitos secundários indesejados. 

ONDE SÃO REALIZADAS AS MASSAGENS?

A massagem será realizada numa sala com ambiente limpo e acolhedor, de fraca luminosidade e com música em baixo volume para o induzir num maior relaxamento. Podem ser realizadas no domicílio da Massaj'Art, no domicílio do paciente ou noutros espaços/SPA com os quais dispomos de protocolo. 


JÁ EXPERIMENTEI MASSAGEM, NÃO GOSTEI, MAS SINTO-ME COM VONTADE DE EXPERIMENTAR DE NOVO.

Nesse caso deverá fazer uso dessa vontade. Cada massagista tem a sua formação, o seu estilo pessoal, as suas técnicas, profundidade de toque e ritmo próprio e tal como isso é variável, também a nossa própria disposição ou a disposição natural do nosso corpo. Não refute a massagem devido a uma prévia experiência menos agradável, verá que vai encontrar o seu arquétipo de relaxamento dentro das massagens que temos disponíveis.


TENHO UMA DOENÇA/PATOLOGIA. PODEREI REALIZAR MASSAGEM NA MESMA?

É aconselhável que, primeiramente, tenha a opinião do seu médico. Depois, o melhor será entrar em contacto connosco para mais esclarecimentos.


QUANTOS TIPOS DE MASSAGENS EXISTEM?

Hoje em dia existem inúmeros estilos de massagem. Mas mais importante que o estilo de massagem, é o estilo pessoal de cada massagista e o que este permite proporcionar, com o fim que se pretenda, seja relaxamento, exaustão muscular, dores musculares ou, simplesmente, a manutenção preventiva da saúde. 


TENHO MÚSCULOS SEMPRE TENSOS/RÍGIDOS/COM NÓDULOS OU CONTRATURAS. EM QUE É QUE ISSO ME PODE AFETAR E COMO É QUE A MASSAGEM PODE AJUDAR?

A primeira consequência que daí resulta é o facto dos músculos terem menor circulação (ex.: sanguínea, linfática) o que se traduz numa menor nutrição da área em causa, bem como na diminuição da remoção de toxinas. Isto leva a que a área em causa, bem como as circundantes se tornem mais débeis e susceptíveis a inflamações. Na área próxima ao pescoço poderá provocar também dores de cabeça. De forma indireta, poderá influenciar a postura incorreta do corpo, que por sua vez faz aumentar o cansaço. Neste caso, uma massagem traz grande alívio e se for realizada com frequência poderá levar a área em questão à sua condição normal, bem como servir de prevenção no reaparecimento do mesmo problema.



COM QUE REGULARIDADE DEVO RECEBER MASSAGEM?

O ideal seria que todos nós pudéssemos receber uma massagem pelo menos uma vez por semana. Ao receber duas massagens por semana aumentará consideravelmente o seu bem-estar e, consequentemente, a sua qualidade de vida, devido aos efeitos extremamente benéficos da massagem, na manutenção preventiva da saúde.


QUAL A DURAÇÃO DE UMA MASSAGEM?

Depende da massagem que escolher. Na Massaj’Art a oferta é de 30 minutos, 60 minutos e 90 minutos.
No caso da prestação de serviços em empresas ou eventos particulares, cada sessão pode variar entre 10 minutos a horas.


QUANDO DEVO RECEBER UMA MASSAGEM?
Sempre que desejar e sempre que a sua condição física o permita.



QUANTO CUSTA UMA MASSAGEM?
Massagens/terapia em gabinete e ao domicílio vão dos €30 aos €90. Também poderá optar pelos packs.
Massagens em empresas ou eventos particulares o mínimo são (2 horas).

 

POSSO SER ATENDIDO NO MESMO DIA EM QUE TELEFONO?
Sim, desde que existam vagas.

 

COMO POSSO FAZER A MARCAÇÃO DA MASSAGEM?
Basta telefonar ou enviar um e-mail, perguntar se existe vaga para o dia e a hora que pretende e escolher o local onde pretende que seja realizado o tratamento e a sua massagem ficará reservada.



CASO NÃO POSSA COMPARECER, HÁ INCONVENIENTE?
De modo algum. Apenas pedimos que telefone a informar, seja um dia antes, seja uma hora antes. Pedimos também que não se deixe inibir pela desmarcação e que se sinta à vontade para voltar a fazer nova marcação, assim que o entenda.


DESEJO RECEBER UMA MASSAGEM, MAS NÃO SEI QUAL. O QUE DEVO FAZER?
Para esclarecimento de dúvidas e orientação relativamente às massagens, entre em contacto connosco através de e-mail ou telefone.

QUAL O HORÁRIO DE ATENDIMENTO?
O horário para marcações é das 9h até às 20h, de Segunda-feira a Sábado.  Domingos excecionalmente em caso de urgências e acresce taxa ao valor tabela. 


QUAL A FORMA DE PAGAMENTO DA MASSAGEM / PACKS / VOUCHERS?

A sua sessão de massagem pode pagar em numerário. Os packs podem ser pagos em numerário ou transferência bancária. Os vouchers podem ser pagos por transferência bancária.



DESEJO RECEBER UMA MASSAGEM AO DOMICÍLIO. É NECESSÁRIO ALGUMA COISA?

Não. Tratamos de toda a logística relacionada com a massagem ao domicílio, que é composta por marquesa portátil, toalhas, loção e material de higiene. 



AS MASSAGENS AO DOMICÍLIO SÃO SEGURAS?

Os massagistas são pessoas idóneas, éticas e diplomadas para o efeito. Qualquer tratamento é de foro profissional e terapêutico.

 

DESEJO OFERECER UM VOUCHER/MASSAGEM SURPRESA, MAS TENHO RECEIO QUE NÃO CUMPRAM COM A DATA E HORA MARCADA.

Cumprimos de forma escrupulosa com os compromissos que temos agendados. Se por qualquer motivo não o conseguirmos fazer, atempadamente, entraremos de imediato em contacto.


DESEJO OFERECER UMA MASSAGEM A UMA PESSOA. O QUE DEVO FAZER?
Existem várias opções:
a) Pode fazer uma marcação num dos locais à escolha e ir com a pessoa
b) Pode requisitar um voucher (vale de oferta) por e-mail para ser impresso por si, ou para ser enviado por correio
c) Optar pela massagem ao domicílio

FICAREI SATISFEITO COM O SERVIÇO?
Sem dúvida. Os nossos créditos falam por nós.


COMO PODEREI TER MAIS INFORMAÇÃO SOBRE O MUNDO DAS MASSAGENS?
Qualquer consulta na Internet poderá ajudar. De qualquer forma, existem entidades e associações que oferecem informação diversa:

Antic - Associação Nacional de Terapias Integradas e Complementares
Associação de Terapias Naturais
Portal da Massagem

Portal da Saúde
Portal do Terapeuta

FAQ  

(perguntas mais frequentes)